Eventos

Julho de 2019

Informação de Agenda
Jovens com diabetes reúnem-se para semana de atividades radicais no maior parque aventura da Península Ibérica
6 a 12 de julho | DiverLanhoso, Póvoa de Lanhoso

Lisboa, 26 de março de 2019 – Entre os dias 6 a 12 de julho, o parque aventura DiverLanhoso, na Póvoa de Lanhoso, irá receber a Colónia de Férias da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). Esta colónia tem o objetivo de incentivar a partilha de experiências e a prática de atividade física, mostrando que a diabetes não é limitadora. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas até ao dia 15 de maio, através do preenchimento do formulário.
Este verão, os jovens com diabetes poderão usufruir de uma semana recheada de atividades, proporcionada pela AJDP. No parque DiverLanhoso, considerado o maior parque aventura da Península Ibérica, todos os participantes poderão realizar atividades que juntam os 4 elementos: água, ar, terra e fogo. Canoagem, paintball, escalada e slide são alguns dos desportos radicais que cerca de 25 jovens poderão realizar ao longo de uma semana. Nesta colónia de férias poderão ainda explorar o espírito de equipa e desenvolver capacidades sociais, através da partilha experiências pessoais e de adaptação à diabetes.
“Para além promover o desafio constante através dos vários jogos que estão preparados, esta colónia pretende ajudar todos os jovens a lidar com a diabetes, mostrando que esta não os impossibilita de realizar atividades desportivas, nem condiciona a sua vida, desde que seja bem controlada”, refere Paula Klose, presidente da AJDP.
Durante as atividades os jovens serão sempre acompanhados por monitores experientes, sendo que alguns deles foram participantes das primeiras colónias, e por uma equipa médica constituída por pessoas que vivem com diabetes tipo 1. “A principal missão da AJDP é ajudar os jovens a lidar com a diabetes e incitá-los a ultrapassar obstáculos. É um orgulho para nós poder organizar esta colónia e saber que podemos contribuir para melhorar a vida destas crianças e jovens”, comenta a presidente.
Para mais informações sobre a taxas de inscrição, transporte ou regras de funcionamento deve contactar: carlos.neves@ajdp.org.
A diabetes
A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.
[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes
Sobre a AJDP
A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org ou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos

Para mais informações:
Maria Leite | maria.leite@hkstrategies.com | 919 990 597
Vânia Marinho |vânia.marinho@hkstrategies.com|918 160 226
Hill+Knowlton Strategies Portugal
www.hkstrategies.pt/

Março de 2019

Fevereiro de 2019